Crie glitters aqui!


terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

A RAINHA-MÃE

Essa figura representa muitas coisas, entre elas a fecundidade, a enorme autoridade para detectar os ardis do predador e a capacidade de abrandar maldições. A palavra fecundidade parece ter o som dos tambores quando pronunciad
a em voz alta, significa mais do que a fertilidade; ela indica a vulnerabilidade, a capacidade de o solo ser vulnerável à conquista. Ela é aquele solo negro cintilante com mica, negras raízes peludas e toda, a vida que passou antes, tudo decomposto num húmus perfumado. O termo FERTILIDADE possui a conotação de sementes, ovos, seres, idéias. A fecundidade é a matéria fundamental na qual as sementes são colocadas, preparadas, aquecidas, incubadas, preservadas. É por isso que a velha mãe é muitas vezes chamada pelos seus nomes mais antigos — Mãe Terra, Mãe Poeira, Mam e Ma — pois ela é o estrume que faz com que as idéias aconteçam.

( Trecho extraído do capítulo 14 -
do Livro "Mulheres que correm com os lobos")



NOTA:
*Ainda sobre fertilidade:
Antigos registros indígenas dão conta de rituais feitos pelas mulheres durante o tempo da lua, ou seja, a menstruação. Elas acreditavam que o sangue menstrual trazia visões, sonhos especiais e poder de cura. De cócoras sobre a terra, as índias deixavam o sangue escorrer livremente e penetrar o solo para nutrir a terra e garantir a manutenção da vida no planeta. Era uma espécie de retribuição à energia vital, um jogo de equilíbrio que mantinha forte a ligação das mulheres com a terra e com Gaia. "Mulher e terra fértil, progenitoras do mundo". (J.
)

Nenhum comentário:

Postar um comentário