Crie glitters aqui!


segunda-feira, 6 de abril de 2015

OVOS DE PÁSCOA
Ovos Fabergé - Para Uma Páscoa Imperial
Os ovos Fabergé são obras-primas da joalheria produzidas por Peter Carl Fabergé e seus assistentes no período de 1885 a 1917 para os czares da Rússia. Cuidadosamente elaborados com uma combinação de esmalte com metais como prata, ouro, cobre, níquel, paládio e platina, que eram combinados em proporções variadas a fim de produzirem diversas cores, bem como pedras preciosas, entre elas, rubi, quartzo, diamante, jade e ágata, entre outras.

Estas lindas peças escondiam surpresas e miniaturas, e eram encomendados e oferecidos na Páscoa entre os membros da família imperial. Disputados por colecionadores em todo o mundo, os famosos ovos de Páscoa criados pelo joalheiro russo são admirados pela perfeição e considerados expoentes da ourivesaria.

A primeira encomenda foi feita em 1885 pelo Alexandre III, que, por ocasião da Páscoa, desejava presentear sua esposa, Maria Feodorovna, com algo original. Fabergé e seus ourives desenharam e executaram o primeiro ovo que parecia, externamente, um simples ovo esmaltado, mas, ao abri-lo revelava-se uma gema de ouro com uma pequenina galinha (de ouro) dentro.

A czarina Maria ficou tão contente com o presente, que Alexandre acabou por nomear Fabergé como o "ourives da corte" e passou a encomendar um ovo por ano, exigindo que este fosse único e contivesse uma surpresa. Seu filho, Nicolau II, deu sequência à tradição e anualmente presenteava sua esposa, Alexandra Feodorovna, e sua mãe.
Assim que um tema era escolhido, uma equipe de artesãos - dentre os quais Michael Perkhin, Henrik Wigström e Erik August Kollin - começava a trabalhar no projeto. Cinqüenta ovos imperiais foram produzidos para os czares Alexandre III e Nicolau II. Destas joias, restaram 43 exemplares, que podem ser admiradas em vários museus do mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário