Crie glitters aqui!


segunda-feira, 6 de abril de 2015

Fatos Fascinantes Sobre as Avestruzes
Quem diria que as avestruzes batem tantos recordes no Reino Animal? Elas não são apenas as maiores aves do planeta. Elas também põem os maiores ovos do mundo e são os bípedes mais velozes que existem (desculpe, Usain Bolt)! Apresentamos aqui 10 fatos que talvez você desconheça sobre este fascinante pássaro. Confiram, portanto, a avestruz em toda a sua glória emplumada!
A avestruz é a maior ave do mundo, pesando, em média, entre 63.5 e 131.5kg, e medindo entre 1.80 e 2.70m.

Os ovos de avestruz são os maiores ovos postos por aves no planeta. Portanto, a gema é a maior célula que existe. Entretanto, os ovos são relativamente pequenos, se comparados às dimensões da ave quando adulta. Em média, eles têm 15cm de comprimento, 13cm de largura, e pesam 1,4kg.

Ao contrário da crença popular, as avestruzes não enterram suas cabeças na areia quando estão em perigo. É provável que esse mito tenha se originado com Plínio, o Velho (23-79 EC), que escreveu que as avestruzes "imaginam que, ao enfiarem a cabeça e o pescoço em um arbusto, todo o seu corpo está escondido."
Avestruzes normalmente passam os meses de inverno em pares ou sozinhas. Durante a época do acasalamento e, às vezes, em épocas de escassez de chuvas, as avestruzes vivem em bandos nômades formados por 5 a 50 aves, lideradas por uma avestruz-Alfa. Elas viajam juntas, em companhia de outros animais herbívoros, como as zebras e os antílopes.Avestruzes podem correr em uma velocidade máxima de 97.5km/h, sendo assim, a ave mais rápida e o bípede mais veloz da terra.Existem granjas para criação de avestruzes no mundo inteiro e suas plumas são muito preciadas por serem decorativas e também utilizadas como espanadores de pó. A pele é empregada na produção de produtos de couro, com a reputação de ser um material extremamente resistente. Sua carne é comercializada, e possui um gosto semelhante ao das carnes magras, contendo níveis mais baixos de colesterol, e teores de cálcio, proteína e ferro mais elevados.
As avestruzes se alimentam, principalmente, de sementes, arbustos, grama, frutas e flores. Ocasionalmente, elas comem também gafanhotos. Como não têm dentes, elas engolem pedregulhos, que ajudam a desmanchar os alimentos na sua moela. Uma avestruz adulta possui algo em torno de 1kg de pedrinhas no seu estômago.
Um ovo de avestruz mexido se equivale a 25 ovos de galinha.
A avestruz possui apenas dois artelhos em seus pés (a maioria das aves têm 4), com uma unha semelhante a um casco no artelho maior interno. O artelho externo não tem unha, e o número reduzido de artelhos é uma adaptação que parece favorecê-la quando corre. A patada, o coice de uma avestruz pode ferir gravemente uma pessoa, causando, inclusive, seu óbito.
As asas de uma avestruz têm em torno de 2m de envergadura e são mais utilizadas como atrativos durante o acasalamento e para proteger os filhotes. Entretanto, elas não podem voar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário