Crie glitters aqui!


segunda-feira, 6 de abril de 2015

Pêssanka - A Arte de Decorar Ovos de Páscoa
A tradição de pintar ovos, de galinha, pata ou gansa chamada pêssanka, pysanka ou pysanky, é milenar entre os povos de origem eslava e está relacionada à adoração do deus do Sol e aos festejos da Primavera que, no Hemisfério Norte, inicia em março e coincide com os festejos da Ressurreição de Cristo.
Com a chegada do cristianismo na Ucrânia (em 988), presentar as pessoas com ovos lindamente decorados passou a fazer parte das solenidades de Páscoa. Os cristãos ucranianos e poloneses passavam as longas horas dos dias de inverno, com muita neve, elaborando e confeccionando os seus presentes.
A palavra PÊSSANKA tem origem no verbo pysaty – escrever. Estes ovos são presenteados a parentes e amigos no dia de Páscoa, como símbolos do renascimento da terra, na primavera que sempre traz novas esperanças. Com a conversão ao cristianismo, passaram a representar a ressurreição e a vida eterna.

A primavera é a época da procriação tanto para aves quanto para mamíferos como coelhos.O grande número de ovos e/ou filhotes produzidos por esses animais passou a ser visto como símbolo da fertilidade que acompanhava essa fase do ano.
Embora pareça maluca, a ligação entre coelhos e os ovos era feita porque as tocas desses animais lembram, em alguns casos, os ninhos de aves, levando à idéia de que os coelhos também botariam ovos.
Os elementos do desenho representam os bons desejos do presenteador para o presenteado. O galo significa desejos de riqueza e boa saúde; o peixe, fé e cristianismo; o ancinho e escadas, casamento; a flor, o amor; o trigo e galhos, boa colheita; o sol e estrelas, vida longa; a cruz, vida eterna; e árvores, juventude eterna, os desenhos geométricos, simbolizam divindade - isto só para mencionar alguns detalhes.
Acredita-se que a pêssanka possui poderes de talismã e poder curativo para animais e homens ao serem tocadas nas partes afetadas. Para assegurar uma boa colheita rolavam-nas em aveia verde e enterravam-nas no solo. As boas crianças eram presenteadas com uma pêssanka antes da aurora. Já aos ancestrais falecidos era costume enterrar uma pêssanka em sua sepultura, denotando assim o sentido da imortalidade da alma.
Dar uma pessanka é dar um presente simbólico da vida, porque o ovo deve renascer por inteiro. Nesta tradição, as pessoas idosas recebem uma pessanka com cores escuras ou com sofisticados desenhos, pois a sua vida foi bastante movimentada; já as crianças recebem uma pessanka de cor predominantemente branca, pois a sua existência é, ainda, uma página em branco.

As moças nunca devem dar aos namorados uma pessanka sem desenhos nas pontas do ovo, pois a “calvície” nos ovos significa que os namorados deverão perder os seus cabelos.
A origem das pêssankas não está somente no fato do ovo representar a vida, mas também no fato de ser produzido por aves, os únicos animais capazes de se aproximarem do antigo deus eslavo do sol.
Durante o regime comunista as pêssankas foram proibidas no país, mas continuaram a ser produzidas longe das grandes cidades. No Brasil, assim como em outros países onde há descendentes de ucranianos e poloneses - principalmente nos estados de Santa Catarina e Paraná - essas verdadeiras obras de arte são produzidos na época da Páscoa, continuando a antiga tradição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário